Evasão escolar é um dos desafios na Educação Fundamental de Maceió

11 de agosto de 2013
Mais de 20% dos estudantes abandonaram a sala de aula em 2012. Dados fazem parte do levantamento da Secretaria Municipal de Educação

Fonte: G1




Mais de 20% dos estudantes de Maceió abandonam a Escola antes de completar o Ensino fundamental. O dado é da Secretaria Municipal de Educação de Maceió que indica que a cada 100 Alunos matriculados 24 não terminam a fase inicial de Escolaridade por motivos diversos, entre eles: a falta de Professores, dificuldades de aprendizado, doenças crônicas, deficiências no transporte Escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e até questões econômicas.

Com 25 anos, José Henrique Santos convive com as dificuldades de não ter concluído o Ensino médio. Ele contou que nunca se sentiu atraído pela sala de aula e que, muitas vezes, ia para a Escola pela merenda. Santos estudou até o 6º ano e diz que tem problemas para conseguir um bom emprego por causa da exigência de uma maior Escolaridade.


O pai de Santos estudou até a 4º série e a mãe é analfabeta. Ele fala que nunca foi incentivado a estudar. “Repeti o ano algumas vezes e decidi abandonar os estudos com 17 anos. Queria trabalhar para ganhar o meu dinheiro e na Escola não encontrava tempo para isso”, falou.

Com o dinheiro que ganhou, ele comprou uma carroça e começou a trabalhar nas ruas de Maceió como carroceiro. Ele também foi morar com a namorada e tiveram uma filha. “Tentei voltar a estudar, me inscrevi no Ensino para Jovens e Adultos, mas não continuei”, conta.

Santos afirmou ainda, que se arrepende por ter abandonado os estudos. Hoje trabalha em uma padaria para sustentar a família de quatro pessoas contando com ele, a esposa e os dois filhos. “Vou incentivar meus filhos para que não deixem de estudar, sei que eles podem ter um futuro melhor que o meu, com uma boa Educação”.
Sônia Moraes (Foto: Carolina Sanches/ G1)

Secretaria busca diminuir índices
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), responsável pela maioria das Escolas de Ensino fundamental, trabalha com ações para diminuir os índices da evasão Escolar. De acordo com a diretora de Ensino da Semed, Sônia Moraes, o Pró-jovem e outros programas, além da melhoria na qualidade do Ensino e da estrutura das Escolas, são fatores que têm buscado incentivar o Aluno a concluir as séries fundamentais.

“O Ensino fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, mas alguns Alunos acabam chegando a essas séries com uma idade maior. Isso é o que dá a condição de defasagem que vemos em algumas salas de aula. Mas o que buscamos é fazer com que, mesmo com uma idade mais avançada, o estudante possa concluir o Ensino fundamental”, falou.

Para isso, a diretora aponta algumas ações que a Escola é orientada a fazer como o acompanhamento da frequência. “As unidades de Ensino trabalham para envolver os Alunos nas atividades Escolares. Os gestores são orientados ainda a analisar adequadamente o movimento na instituição e o andamento do processo de Ensino e aprendizagem dos Alunos”, expôs.
As unidades de Ensino trabalham para envolver os Alunos nas atividades Escolares. Os gestores são orientados ainda a analisar o andamento do processo de Ensino e aprendizagem dos Alunos"
Sônia Moraes, direora de Ensino da Semed

Segundo Sônia, a secretaria faz um acompanhamento das unidades Escolares e faz uma análise descritiva para tentar buscar uma melhor forma pedagógica de Ensino. “Buscamos estratégias em conjunto para contribuir com as necessidades da Escola”, disse.

A diretora destacou que o maior número de estudantes que abandonam as aulas é do período noturno. “Verificamos que em alguns casos ocorre a sazonalidade, quando o Aluno deixa de ir a Escola por um tempo e acaba não conseguindo concluir o ano letivo. Isso acontece muito quando eles trabalha durante o dia e estudam à noite e precisam esticar no trabalho e não conseguem chegar a Escola a tempo”, falou.

O assessor da diretoria de Ensino, Professor Arcelio Moraes, acredita que as melhorias que tem sido feitas nas Escolas vão ajudar a diminuir a evasão. Segundo ele, há uma preocupação em fazer com que o Aluno estude próximo da Escola. “É feita uma avaliação de quais locais estão com maior número de crianças e jovens em idade Escolar e, quando não há uma unidade próxima, a secretaria tenta implantar ou ampliar as vagas nas que já existem”, disse.


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