
O Todos Pela Educação entende que só com o envolvimento e a participação de diversos segmentos da sociedade, engajados e alinhados com as diretrizes das políticas públicas educacionais, poderemos encontrar as melhores soluções e as efetivas condições para a melhora da qualidade da Educação Básica no Brasil.
A mobilização, o envolvimento e o compromisso de toda a sociedade são condições fundamentais para que possamos promover o salto educacional de que tanto precisamos.
Para ajudar nessa mobilização, o movimento compartilha nesta seção informações sobre o modo como cada um pode fazer a sua parte e materiais que podem ser disseminados, ajudando a informar a sociedade sobre os desafios da Educação de qualidade e sua importância para o exercício pleno da cidadania.
A Educação precisa de todos nós. Todos Pela Educação!
Em virtude do trabalho de divulgação do livro PROFESSOR NÃO É EDUCADOR, compreendi de vez, por que somos o país do ANALFABETISMO FUNCIONAL. O volume do currículo do ensino fundamental de 1º ao 5º ano, é de assustar qualquer um. Impossível de cumprir e professoras ficam quase loucas. Qualquer mudança que se pensa em termos de sociedade, recai sobre a escola, especialmente sobre as crianças. Meio ambiente, segurança, trânsito, saúde, igualdade racial, sexual, etc, etc, etc. Querem ensinar tudo e quase não ensinam nada do que é essencial.
E qual é o FOCO ESSENCIAL no ensino fundamental? LER BEM(ler e entender), ESCREVER BEM, SABER O BÁSICO EM MATEMÁTICA, mas pra atingir estes objetivos, o tempo fica curto demais, e se faz o ?possível?.
Olha o absurdo presente no currículo: a história pessoal da criança, é trabalhada do primeiro ao quinto ano, sob o argumento de ser ?mais aprofundado? a cada ano.
Pedagogas e especialistas em ensino: ENXUGAR, REDUZIR, RETIRAR do currículo, tudo aquilo que atrapalha atingir os objetivos até o 5º ano. O FOCO ESSENCIAL, não pode ser abandonado, em HIPÓTESE NENHHUMA, INEGOCIÁVEL. Impedir que uma criança aprenda a ler bem, é quase o mesmo que cometer um aborto: este impede a vida e aquele, dificulta o desenvolvimento cultural, intelectual e profissional.
E pra finalizar: CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE, DIMINUEM NA MEDIDA EM QUE AUMENTA O NÚMERO DE CIDADÃOS CULTOS E DESENVOLVIDOS.
Edésio Reichert
edesio@fial.com.br
Nós somos professores no total 4, do Anexo Ateneu São Jose na Ilha das Canárias, municipio de Araioses, e começamos a trabalhar em março e assinamos o contrato em julho, em Chapadinha, e ainda nao recebemos o pagamento, que por sua vez esta muito atrasado. Nós moramos no Piauí e temos que nos deslocar de uma certa distancia pegando 2 transportes (barco e motocicleta) para chegar na escola. Esperamos que isso seja resolvido o mais breve possível. Obrigada!
Aviso:
O Todos Pela Educação não emite certificados, não oferece bolsas de estudos e não possui parcerias com escolas ou organizações educacionais para promoção de cursos, seminários, palestras, eventos ou outras iniciativas que impliquem qualquer tipo de pagamento (como matrículas, mensalidades ou materiais). O movimento só pode ser citado como apoiador ou patrocinador de uma organização ou iniciativa mediante autorização formal.