Reduca lança campanha por Educação Infantil de qualidade na América Latina

23 de outubro de 2015
Movimento Todos pela Educação é o representante da rede no Brasil

Fonte: Todos Pela Educação e Reduca

A Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca)* inicia nesta semana, nos 14 países membros da rede, uma campanha em prol da oferta de Educação de qualidade na Primeira Infância na região. A ação tem apoio da União Europeia e, no Brasil, é ativada pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), representante brasileiro da Reduca e um dos idealizadores da rede, lançada em 2011.

Com a mensagem “Acredite nos sonhos e no potencial das crianças”, as peças para meios impressos e online mostram meninos e meninas sonhando com o que querem ser quando crescer. A ideia é mostrar que o acesso à Educação Infantil de qualidade é essencial para que as crianças se tornem adultos com oportunidades para realizar seus sonhos. O conceito foi desenvolvido pela agência Di Paola, da Argentina, sob a coordenação da Educación 2050, organização membro da rede no país. Nas peças publicitárias para o Brasil, as fotos foram produzidas pela DM9DDB, com o fotógrafo Tiago Farina. A agência é voluntária e apoiadora do TPE.

Para Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do TPE, a Primeira Infância é um tema que precisa fazer parte de uma agenda estratégica na região. “No campo da Educação, por exemplo, diversos estudos apontam que o acesso à Educação Infantil de qualidade pode garantir resultados de aprendizagem muito melhores ao longo da vida, com mais oportunidades especialmente para as crianças em situação de vulnerabilidade”. Essa agenda converge com um momento em que o Brasil se prepara para a universalização da pré-escola para população de 4 e 5 anos, que deve acontecer em 2016. “O debate sobre a qualidade nessa etapa é urgente. Se não houver qualidade, não veremos os resultados dessa universalização no futuro dessas crianças”, diz Alejandra.

No site produzido especialmente para essa iniciativa (www.reduca-al.net/primeirainfancia/), é possível fazer adesão à campanha por meio de um cadastro e receber dicas de como atuar para apoiar essa importante agenda pela Primeira Infância. O material da campanha está disponível para download no site do TPE (http://www.todospelaeducacao.org.br/participe/campanhas/) e pode ser veiculado por todas as empresas de comunicação em seus veículos, por diferentes organizações em seus em canais institucionais, blogueiros e pessoas interessadas em contribuir com a causa.

*SOBRE A REDUCA - www.reduca-al.net

Idealizada e lançada em 2011 pelo movimento Todos Pela Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca) congrega organizações de 14 países da América Latina que atuam pela garantia do direito a uma Educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todas as crianças e jovens da região. São elas: Asociación Empresarios por la Educación (Peru), Grupo Faro (Equador), Educa - Acción Empresarial por la Educación (República Dominicana), Educación 2020 (Chile), Empresarios por la Educación (Guatemala), Foro Educativo Nicaragüense “Eduquemos” (Nicarágua), Fundación Empresarial Para el Desarollo Educativo (El Salvador); Fundación Empresarios por la Educación (Colômbia), Fundación para la Educación Ernesto Maduro Andreu (Honduras), Juntos por la Educación (Paraguai), Mexicanos Primero (México), Proyecto Educar 2050 (Argentina), Todos Pela Educação (Brasil), Unidos por la Educación (Panamá).A rede conta também com o apoio da União Europeia.

SOBRE O TODOS PELA EDUCAÇÃO – www.tpe.org.br

O Todos Pela Educação, fundado em 2006, é um movimento da sociedade civil brasileira que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o País assegure a todas as crianças e jovens Educação Básica de qualidade. Apartidário e plural, congrega representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e todas as pessoas ou organizações que são comprometidos com a garantia do direito a uma Educação de qualidade.

Bárbara Benatti

barbara@todospelaeducacao.org.br