Estudo do TPE traça perfil dos professores no Brasil

16 de maio de 2016

Levantamento do movimento Todos Pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (16), apresenta uma série de estatísticas sobre os docentes no país, com base em dados do Censo Escolar (MEC/Inep) e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic / IBGE).

De acordo com o Censo Escolar, o Brasil tem 2 milhões de professores na Educação Básica, a maioria atuando na rede pública de ensino (76,8%) e em maior concentração na área urbana (84,5%). O Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) é a etapa com maior número de professores (quase 800 mil). De cada 10 docentes, 8 são mulheres. Apenas metade deles tem formação adequada exigida pelo Plano Nacional de Educação (PNE). A idade média desses profissionais é de 40 anos, sendo que cerca de 400 mil possuem mais de 50 anos.

Já a Munic/IBGE mostra que aproximadamente 30% dos professores têm contratos temporários e, 89,6% dos municípios brasileiros afirmam ter plano de carreira para o magistério.

O arquivo disponível no site do Todos Pela Educação conta com dados para o Brasil, mas é possível verificar alguns do indicadores por  unidades da federação e municípios no Observatório do PNE - confira abaixo quais são e a que metas ou estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE) estão relacionados.

Meta 15 - porcentagem de professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com formação adequada, no indicador principal, e percentual de municípios que adotaram medidas de elevação da escolaridades dos professores (ou "Adoção de medidas de elevação da escolaridade dos professores" para pesquisar pelo nome do município), nos indicadores auxiliares;

Meta 16 - professores da Educação Básica com pós-graduação, como indicador principal, e como indicadores auxiliares a porcentagem de municípios que adotaram medidas de formação continuada para os professores em suas áreas de atuação (ou "Adoção de medidas de formação continuada para os professores em suas áreas de atuação" para pesquisar pelo nome do município);

Estratégia 17.3 - porcentagem de municípios que possuem plano de carreira docente (também na meta 18), porcentagem de professores da rede pública por número de estabelecimentos em que trabalham, e percentual de professores da rede pública por tipo de contrato que possuem com a rede de ensino;

Meta 18 porcentagem de municípios que possuem plano de carreira docente (também na estratégia 17.3), porcentagem de municípios que adotaram concurso público para a contratação de professores (ou "Adoção do concurso público para a contratação de professores", para pesquisa pelo nome do município) - todos como indicadores auxiliares.

Bárbara Benatti – barbara@todospelaeducacao.org.br / (11) 3145-5377 r. 120