Prêmio Todos Pela Educação: nota 10 para quem faz

POR Todos Pela Educação 28 Fev, 2020

Todos homenageia três personalidades que atuaram para transformar a realidade da Educação Básica em 2019

No dia 10 de março, três pessoas que contribuíram de maneira significativa para o avanço de políticas públicas voltadas à Educação Básica em 2019 serão homenageadas com o Prêmio Todos Pela Educação. A premiação ocorrerá em uma cerimônia especial em Brasília, durante a realização do Encontro Anual Educação Já!, que reunirá lideranças do setor público e da sociedade civil, especialistas, alunos e educadores, para debater e analisar os avanços e desafios do Ensino Básico brasileiro. Saiba mais sobre o evento.

 

 “O Todos Pela Educação é um movimento que reúne milhares de pessoas absolutamente comprometidas com a Educação Básica do país. Com o Prêmio, que será anual, queremos reconhecer o esforço de algumas dessas pessoas cuja contribuição tem sido determinante para o avanço da qualidade do Ensino Público. Esse também é um momento de renovação de energia para todos nós, para que sigamos sempre fortes”, diz Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.


 

Sobre o prêmio

 O objetivo do Prêmio Todos Pela Educação é dar visibilidade a quem age para transformar a realidade da Educação Básica e Pública, com foco no avanço de políticas públicas educacionais. Nessa primeira edição do prêmio três pessoas serão homenageadas a partir de suas atuações no ano anterior. Para chegar a esse trio, o Todos coletou indicações com seus associados (veja quem são os sócios fundadores e efetivos) e os nomes mais votados foram entregues a um júri, que fez a escolha final. 

 

JÚRI

 Nesta primeira edição, o prêmio contou com mais de 250 indicações e o júri foi composto por cinco especialistas reconhecidos da área. Conheça quem são: 


Ana Amélia Inoue, presidente do Conselho de Governança do Todos e assessora de Educação do Itaú BBA. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Participou da equipe de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da coordenação geral do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ambos do Ministério da Educação (MEC), durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

 

Binho Marques,  educador, ex-secretário da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE) do Ministério da Educação do governo Dilma Rousseff (PT), ex-governador do Acre pelo PT, ex-secretário municipal de Educação de Rio Branco e ex-secretário estadual de educação do Acre na gestão Jorge Viana (PT).

 

Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Ex-presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na gestão de Dilma Rousseff. 

 

Priscila Cruz, presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação em 2006. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. É graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Raquel Teixeira, ex-secretária de Educação de Goiás, foi deputada federal (PSDB) pelo estado por dois mandatos (2003/2006 – 2007/2010). É formada em Letras, mestre pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Ela também foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Quem pode participar

 Nessa primeira edição estiveram aptos a entrar na lista de indicados qualquer pessoa que tivesse desempenhado papel de relevância ou liderado esforço coletivo para o avanço de políticas públicas educacionais relacionadas à Educação Básica no ano de 2019 e cuja iniciativa tivesse demonstrado abertura ao diálogo e respeito às divergências.



+BAIXE O REGULAMENTO COMPLETO DO PRÊMIO

Acontece no Todos


BNCC, Educação Infantil, Educação Já, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Fundeb, Política e Educação, Primeira Infância, Sociedade



SHARE