Todos participa de Ciclo de Debates da Frente Parlamentar Mista da Educação

POR Todos Pela Educação 08 Mai, 2019

Acontece no Todos


Institucional

Durante evento, agenda suprapartidária Educação Já! foi apresentada; financiamento do ensino foi um dos principais assuntos do encontro

 

Ocorreu nesta quarta (8), no Congresso Nacional, o Ciclo de Debates promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação. Evento teve o objetivo de apresentar aos parlamentares a iniciativa suprapartidária Educação Já! e discutir as medidas prioritárias elencadas pelo documento e contou com a presença de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, organização que coordena a iniciativa. Também fizeram parte da mesa a deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM-TO) e o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), presidente e secretário-geral da Frente respectivamente.

 

+LEIA MAIS: O QUE É O EDUCAÇÃO JÁ! E COMO PODE MUDAR O PAÍS

 

Projeto de País

Na ocasião, Priscila falou sobre o papel fundamental da Educação no desenvolvimento do Brasil e como os atores do debate público têm um papel a cumprir para avançarmos rumo a um  ensino de qualidade: “é preciso provocar o governo para construirmos um projeto de País que tenha como eixo central a qualidade da Educação Pública”. Ela enfatizou os progressos educacionais que têm acontecido em várias partes do País e que são modelos de nosso potencial. “Apesar do ritmo lento na garantia da aprendizagem no Brasil, certos estados têm progredido com mais vigor. Se algumas localidades conseguiram emplacar grandes mudanças na Educação em apenas 10 anos, o País como um todo tem a obrigação de avançar também”, afirmou.

 

+LEIA MAIS: CONSED E UNDIME DIZEM PORQUE A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO É IMPORTANTE

 

Debates como esse, pontuou a deputada Dorinha, devem ser levantados e reforçados ela Frente no Congresso Nacional. “Nosso objetivo é garantir um espaço central para acompanhar, ajudar e provocar o desenho de políticas públicas”. O deputado Israel, por sua vez, defendeu discussões focadas em temáticas importantes para o avanço da qualidade de ensino. “É papel da Frente evitar que os parlamentares sejam seduzidos por assuntos emocionantes e deixem de lado as questões importantes”.
 

Investimento e Educação

Entre os bons exemplos que o Brasil possui, foi destaque no encontro os bons resultados nos índices de aprendizagem do estado do Ceará. O deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), ex-secretário de Educação cearense e coordenador da Comissão de Ensino Médio da Frente, justificou os bons índices como resultado do investimento na área, frisando que o Ceará gasta comparativamente muito em Educação em relação ao que é arrecadado. Ele aproveitou a oportunidade para criticar a falsa dicotomia entre melhor gestão e mais investimentos e ressaltou que as duas ações devem caminhar juntas na gestão educacional e não concorrerem entre si.

 

+LEIA MAIS: 2019 - O ANO EM QUE O BRASIL TEM QUE DISCUTIR O FUNDEB

 

Priscila chamou a atenção para o perigo de simplificações como essa na resolução de problemas complexos como do financiamento educacional. “Se cairmos na armadilha da simplificação ficaremos para a história como um grupo de pessoas que não aproveitou a janela de oportunidades para melhorar o financiamento da Educação”. Nesse sentido, o deputado Idilvan destacou a importância de, nesse momento do País, haver organizações que criam consensos em torno de propostas educacionais, como o Todos. “O trabalho do Todos Pela Educação vai além de estatísticas. Nesse momento, em que há uma confusão no País com respeito às políticas educacionais, o Todos tem ocupado um protagonismo ímpar. É preciso dizer que a iniciativa Educação Já! é objetiva, abrangente e uma contribuição muito grande para a Frente Parlamentar”, disse.

 

Assista ao debate na íntegra neste link: http://bit.ly/2HaJdGh



SHARE