x

Crianças mais pobres têm 2 vezes menos aprendizado considerado adequado em Leitura no 3º ano do EF do que as mais ricas

05 de abril de 2017
Além do nível socioeconômico, região em que a criança mora também impacta na alfabetização

Fonte: Todos Pela Educação

Crianças mais pobres têm 2 vezes menos aprendizado considerado adequado em Leitura no 3º ano do EF do que as mais ricas
João Bittar




Levantamento do movimento Todos Pela Educação, com base em dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)*, mostra que dentre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do nível socioeconômico (NSE) mais baixo, apenas 45,4% têm o nível adequado (estabelecido pelo MEC) em Leitura, 24,9% em Escrita e 14,3% em Matemática. Esses valores são, respectivamente, 2, 4 e 6 vezes menores do que o desempenho apresentado pelos alunos do nível socioeconômico mais alto: 98,3%, 95,4% e 85,9%. Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 2 do movimento – Toda criança alfabetizada até os 8 anos de idade, e também da meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Além da desigualdade por NSE, ela também acontece entre as diferentes regiões do País e localidades (rural e urbana). Os dados também apontam que as crianças do turno vespertino têm melhor desempenho do que as dos demais turnos.

Onde a criança mora

A diferença no percentual de crianças com alfabetização adequada entre área urbana e área rural chega a 14 pontos percentuais em Leitura, 20,6 pontos em Escrita e 17,5 pontos em Matemática, sendo que na área urbana os indicadores de alfabetização são sempre maiores: 80%, 68,3% e 45,3%, respectivamente.
E a desigualdade se aprofunda quando olhamos os dados de cada região. O Norte e o Nordeste têm os menores percentuais de crianças com alfabetização adequada. A diferença dessas regiões para o Centro-Oeste, terceira com melhor desempenho nas três competências, chega a, respectivamente 19 e 19,5 pontos percentuais em Leitura, 29,7 e 26,3, em Escrita e 20 e 19,2 pontos em Matemática. Quando comparamos o Centro-Oeste com as regiões com melhor desempenho – Sudeste em Leitura e Matemática, e Sul, em Escrita –, a diferença em pontos percentuais chega a 4,2 em Leitura, 8,9 em Escrita e 12 pontos em Matemática.
 

Entre os estados, aqueles que apresentam os maiores percentuais de crianças com alfabetização adequada em Leitura são Santa Catarina (90,8%) e Minas Gerais (90,7%) – com uma diferença que chega a 35 p.p em relação aos que têm os piores indicadores – Maranhão (55,7%) e Amapá (55,90%). Em Escrita, se destacam novamente Santa Catarina (86,6%) e também Paraná (85,3%), com uma diferença de cerca de 50 p.p entre o primeiro e os estados com pior desempenho, o Pará (34,3%) e a Paraíba (37,6%). Já em Matemática, até mesmo os estados com maiores indicadores – Minas Gerais (62,6%) e São Paulo (61,7%) –, têm desempenhos bem abaixo das demais competências, e aqueles com percentuais mais baixos apresentam índices bastante preocupantes – Maranhão (16,3%) e Amapá (17,1%).

Diferenças por turno

Outra possível análise dos dados é da diferença no percentual de crianças com alfabetização adequada por turno em que estudam. Notoriamente, o turno vespertino – que tem 80,3% dos alunos com aprendizado adequado em leitura, 69,5% em escrita e 46,6%, em matemática – apresenta indicadores melhores do que o matutino – que tem respectivamente, 75,8%, 62,8% e 40,3%.

Confira no Observatório do PNE os indicadores por unidades da federação.

Clique aqui para ver o arquivo com todos os gráficos do levantamento

*Alfabetização Adequada – segundo o critério definido pelo Ministério da Educação, são consideradas como tendo aprendizado adequado as crianças que, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, na Avaliação Nacional da Alfabetização, atingiram pelo menos 425 pontos em Leitura, 500 pontos em Escrita e 525 pontos em Matemática.


Ver todas as notícias


Carregando

Ainda não há comentários.

Seja o primeiro a comentar.




Seu comentário foi enviado com sucesso.




 

Leia os termos de uso antes de enviar sua mensagem.
Li e aceito os termos de uso.

 

Consulte nosso glossário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
 
 
 

Não foi encontrado nenhum registro com os critérios informados.