TPE apresenta planejamento 2017-2018 em Assembleia Geral Anual

13 de abril de 2017
Durante a reunião, foi eleita a nova chapa do conselho de governança do movimento

TPE apresenta planejamento 2017-2018 em Assembleia Geral Anual
Todos Pela Educação

Do Todos Pela Educação

O Todos Pela Educação apresentou, na tarde de 12 de abril, o seu planejamento estratégico para o biênio 2017-2018 durante a Assembleia Geral Anual do movimento. No encontro, que contou com a presença de cerca de 70 pessoas, também foi feita a apresentação dos novos sócios efetivos do TPE e a eleição do novo Conselho de Governança da organização, que passa a ser presidido por Denise Aguiar Alvarez, diretora da Fundação Bradesco, em substituição a Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do movimento desde sua fundação, em 2006.

Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento, expôs os três pilares de trabalho do TPE: qualificação do debate; valorização, participação e demanda; e melhoria da qualidade das políticas públicas. “Há um papel considerável do movimento no avanço das políticas públicas educacionais. Nesses dez anos, o TPE teve importante participação em mudanças fundamentais como a proposição e aprovação da Emenda Constitucional 59, o debate sobre a alfabetização na idade certa e o próprio Plano Nacional de Educação”, ressaltou Priscila. “O sonho do TPE foi e é que a Educação seja enxergada como um direito difuso. Lutar por uma Educação de todos é bom para todos.”

Para Jorge Gerdau Joahnnpeter, ex-presidente do Conselho de Governança e atual membro do Conselho de Fundadores, “hoje há um debate diário sobre Educação no Brasil inteiro que não havia há dez anos. O TPE foi fundamental para isso e essa é uma influência fantástica”, lembrou ele. “A Educação é o nosso único caminho, seja no aspecto social ou econômico.” Ele agradeceu o empenho de Milú Villela, também presente, por seu papel na fundação e manutenção do TPE. Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação (MEC) e sócia-fundadora do movimento, concordou com ele e comentou sobre o primeiro contato feito por Milú com ela sobre o TPE e como é impressionante aonde em uma década o movimento chegou, sua legitimidade e suas conquistas.

O planejamento do TPE foi detalhado por Olavo Nogueira Filho, gerente geral do movimento, que explicou as seis frentes temáticas que o TPE assumiu como foco para os anos de 2017 e 2018, dentro dos três pilares já citados: período de 2019-2022 como marco histórico para a Educação; formação e carreira dos professores; Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental; juventude protagonista e Ensino Médio; qualidade e equidade do financiamento; e, por fim, controle social do Plano Nacional de Educação (PNE), via especialmente o Observatório do PNE - projeto coordenado pelo TPE.

Os participantes da reunião debateram sobre a urgência de dar viabilidade às políticas públicas especialmente em um momento crítico da política e da economia brasileira.

Eleição
Denise Aguiar Alvarez assumiu a presidência do Conselho de Governança do TPE em eleição de chapa única para os próximos dois anos. “É uma honra para mim e um grande desafio assumir essa função que foi conduzida com tanto brilhantismo pelo Dr. Jorge. Agradeço muito a confiança que todos estão depositando em mim”, disse.

Além da condução do pleito, Maria Lucia Meirelles Reis, diretora administrativo-financeira do TPE, apresentou as contas do movimento, aprovadas por recomendação do Conselho Fiscal. Ela também deu as boas-vindas aos novos sócios efetivos, categoria criada por mudança no estatuto em 2015 para abranger parceiros com quem o Todos Pela Educação vem trabalhando ao longo desses anos e que não participaram da fundação do movimento.

Abaixo, veja a lista do novo Conselho de Governança para o período abril de 2017/abril de 2019 e a relação dos 36 novos sócios efetivos.

Conselho de Governança

Sonia Teresinha de Sousa Penin
Tábata Amaral de Pontes
Thiago Mello Peixoto da Silveira

Para acessar o Relatório de Atividades de 2016 do TPE, clique aqui.

Ver todas as notícias

Carregando

Ainda não há comentários.

Seja o primeiro a comentar.

Seu comentário foi enviado com sucesso.

Leia os termos de uso antes de enviar sua mensagem.
Li e aceito os termos de uso.