Todos Pela Educação divulga monitoramento da Meta 3 - Aprendizado adequado

18 de janeiro de 2017
Em 10 anos, número de municípios com menos de 25% dos alunos com aprendizagem adequada cai 50 p.p.

O número de municípios brasileiros com menos de 25% dos seus estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa despencou 48,9 pontos percentuais na última década – de 62,6% em 2005 para 13,7% em 2015.

Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação – Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano –, realizado com base na proficiência dos alunos nas avaliações da Prova Brasil e do Saeb 2015. O movimento considera que tem aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as seguintes pontuações, respectivamente, em língua portuguesa e matemática: 200 e 255 no 5º ano do Ensino Fundamental; 275 e 300 no 9º ano do Ensino Fundamental; e 300 e 350 no 3º ano do Ensino Médio.

Veja aqui a matéria completa sobre esse indicador, e acesse os aquivos com dados para o Brasil, regiões, unidades da federação e municípios, além das análises sobre desigualdades entre municípios e estudantes.

* Sobre as metas do Todos Pela Educação:

O TPE, fundado em 2006, definiu 5 Metas para que até 2022, ano do bicentenário da independência do país, o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação de qualidade. São elas:

1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
3. Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano
4. Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído
5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido

Também foram definidas pelo movimento metas intermediárias para permitir um acompanhamento periódico dos indicadores. No caso da Meta 3, é considerado a meta é considerada não atingida se o limite superior do intervalo de confiança do índice observado estiver abaixo da meta. Caso a meta esteja dentro do intervalo de confiança, considera-se que ela foi atingida, e se o limite inferior do intervalo de confiança do índice observado estiver acima da meta, ela é considerada superada. O Todos Pela Educação considera adequado o percentual que atingiu ou superou a meta.

Bárbara Benatti - (11) 3145-5377 r.120 - barbara@todospelaeducacao.org.br