x

Levantamento do Todos Pela Educação aponta desigualdades na alfabetização

05 de abril de 2017
Crianças mais pobres têm 2 vezes menos aprendizado considerado adequado em Leitura no 3º ano do EF do que as mais ricas

Fonte: Todos Pela Educação




Levantamento do movimento Todos Pela Educação, com base em dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)*, mostra que dentre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do nível socioeconômico (NSE) mais baixo, apenas 45,4% têm o nível adequado (estabelecido pelo MEC) em Leitura, 24,9% em Escrita e 14,3% em Matemática. Esses valores são, respectivamente, 2, 4 e 6 vezes menores do que o desempenho apresentado pelos alunos do nível socioeconômico mais alto: 98,3%, 95,4% e 85,9%. Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 2 do movimento – Toda criança alfabetizada até os 8 anos de idade, e também da meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Veja a matéria completa aqui.


Sobre o Todos Pela Educação

O TPE, fundado em 2006, definiu 5 Metas para que até 2022, ano do bicentenário da independência do país, o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação de qualidade. São elas:

1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola
2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
3. Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano
4. Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído
5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido

Informações para a imprensa:
Bárbara Benatti: barbara@todospelaeducacao.org.br / (11) 3145-5377 R.120
 


Ver todos os releases


Consulte nosso glossário

  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Sua mensagem foi enviada com sucesso!
 
 
 

Não foi encontrado nenhum registro com os critérios informados.