Se você quer mais desenvolvimento, você quer Educação

19 de abril de 2017
Nova campanha do movimento Todos Pela Educação fala da importância da Educação para o desenvolvimento de todas as demais áreas e para a redução das desigualdades

Se você quer mais desenvolvimento, você quer Educação

“A cada hora eu tenho mais ou menos 320 novos filhos”. Assim começa a locução, na voz de Nicette Bruno, do vídeo da nova campanha do movimento Todos Pela Educação. “Eles vêm ao mundo tão parecidos e num instante já estão tão completamente desiguais”, continua a voz que interpreta, nesse filme, a pátria, mãe.

Para marcar o Dia da Educação, celebrado em 28 deste mês, o Todos Pela Educação lança uma nova campanha de mobilização com uma mensagem central sobre a importância da Educação de qualidade para que o País se desenvolva de forma mais justa e sustentável em todas as áreas, como a saúde, a segurança, a economia, o emprego, a renda e o meio ambiente.

Estudos mostram que a cada três anos a mais de escolaridade média um País pode ter um crescimento de mais de 1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) e que cada ano a mais de escolaridade pode fazer com que um trabalhador ganhe 10% mais. Na saúde, por exemplo, a alfabetização das mães pode reduzir pela metade o risco de crianças morrerem nos primeiros anos de vida. No campo da segurança, o aumento de 1% nas matrículas de jovens nos municípios mais violentos do Brasil, ajudaram a reduzir em 2% a taxa de homicídios.

De acordo com Camilla Salmazi, gerente de Mobilização e Comunicação do TPE, a Educação precisa ser entendida, de uma vez por todas, como a política mais estratégica para o desenvolvimento de cada um, da sociedade, do País. “O engajamento de todos – famílias, comunidades, empresários, meios de comunicação e poder público – é fundamental para colocar a Educação no centro das políticas públicas”, afirma. “Essa campanha tem como mote o Dia da Educação, mas não se encerra nessa data. Buscamos a colaboração do maior número de pessoas e meios de comunicação que se mostrem preocupados com o tema, para que possamos gerar a mobilização da sociedade”, complementa.

A campanha, criada voluntariamente pela DM9DDB, conta com um filme – disponível nas versões de 30 e 60 segundos –, spots de rádio, anúncios para veículos impressos e online, posts para redes sociais e também uma música com participação de vários artistas. As peças podem ainda ser ajustadas de acordo com tamanhos e formatos de interesse dos veículos, bem como receber a aplicação de logomarcas de apoiadores dessa campanha.

Confira:
- O filme da campanha
- As peças para meios online e impressos
- A música com participação de vários artistas

Sobre o Todos Pela Educação – www.tpe.org.br

É um movimento da sociedade civil brasileira, fundado em 2006, que tem como missão engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso pela efetivação do direito das crianças e jovens a uma Educação Básica de qualidade. Faz isso por meio da divulgação de dados e informações, evidências de impacto e boas práticas; da facilitação e construção de agendas articuladas; e da incidência em políticas, legislação e ações governamentais. O TPE conduz suas ações com foco na melhoria da gestão educacional e na ampliação da sua efetividade para contribuir com a progressão dos resultados educacionais, com maior equidade.

Bárbara Benatti: barbara@todospelaeducacao.org.br / (11)3145-5377 ramal 120