Seminário debate políticas para equidade na Educação

15 de agosto de 2017
Em Busca da Equidade Educacional: Construção de uma Agenda Nacional Urgente acontece em 22 de agosto, das 9h às 13h, em São Paulo

Fonte: Todos Pela Educação e Fundação Santillana

O que o Brasil precisa fazer para ser mais equânime? Essa é a pergunta norteadora do Seminário "Em Busca da Equidade Educacional: Construção de uma Agenda Nacional Urgente”, que será realizado em 22 de agosto, das 9h às 13h, em São Paulo. A iniciativa é do movimento Todos Pela Educação e da Fundação Santillana, com o apoio do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP - XI de Agosto, do Centro Acadêmico Visconde de Cairu – FEA/USP e da Editora Moderna.

O seminário é gratuito e aberto ao público.

Confira a programação:

- Mesa 1: Equidade e desigualdade (9h30-11h15)
Debate a estrutura e dimensões da desigualdade brasileira e sua repercussão na vida dos diferentes grupos e segmentos da população do País, e discute iniciativas para a promoção da equidade.
Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos
Maria José Menezes, membro do Núcleo de Consciência Negra da USP
Marta Arretche, professora de Ciência Política da USP e pró-reitora adjunta de Pesquisa da USP
Mediador: André Lázaro, professor da UERJ e diretor da Fundação Santillana

- Mesa 2: Equidade na Educação (11h15-13h00)
Apresenta e discute políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades na Educação brasileira.
Daniel Ximenes, diretor de políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do MEC
Denise Carreira, coordenadora da Ação Educativa
José Francisco Soares, professor titular da UFMG e membro do Conselho Nacional de Educação
Ivan Cláudio Siqueira, professor da USP e membro do Conselho Nacional de Educação
Mediadora: Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos pela Educação

Coloque na agenda!
Data: 22 de Agosto
Horário: 9h às 13h
Local: Faculdade de Direito da USP - Sala dos Estudantes - entrada pela Rua Riachuelo, 184

Estações do Metrô mais próximas: Anhangabaú e Sé. O local possui dois estacionamentos nas proximidades.

Credenciamento de imprensa:

Bárbara Benatti e Adriana Manarim: barbara@tpe.org.br / adriana@tpe.org.br / (11) 3145-5377

Inscrições para o público geral: acesse bit.ly/Sequidadeinsc

A inscrição não garante acesso ao local. Por ser um espaço público, a liberação da entrada será por ordem de cegada, até que se atinja o limite de pessoas no espaço.

Sobre o Todos Pela Educação

É um movimento da sociedade brasileira, fundado em 2006, que tem como missão engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso pela efetivação do direito das crianças e jovens a uma Educação Básica de qualidade. Faz isso por meio da produção e divulgação de pesquisas, evidências de impacto e boas práticas; da facilitação e construção de agendas articuladas; e da incidência em políticas, legislação e ações governamentais. Apartidário e plural, congrega representantes de diferentes setores da sociedade.

Sobre a Fundação Santillana

Constituída em 1979, a Fundação Santillana atua em prol da educação e da cultura no Brasil e na Ibero-América. Suas ações estão ligadas ao universo da educação, da informação e da edição, áreas onde tem elevado conhecimento graças à atuação dos grupos Santillana e Prisa, mantenedores da entidade. No Brasil desde 2001, a Fundação Santillana visa contribuir para o desenvolvimento educacional do País para redução das desigualdades, fomentando diversas atividades que beneficiam estudantes, educadores e instituições educativas públicas e privadas. Promove e apoia cursos de formação, seminários e oficinas para professores e gestores. Também publica e divulga obras referenciais nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais que propõem uma leitura crítica da realidade educacional do país, visando garantir a equidade na educação de crianças e jovens brasileiros. Além disso, busca estabelecer parcerias para a viabilização de projetos de incentivo à leitura, à cultura e à cidadania. Desde 2014, a Fundação conduz o programa “Liderança e conhecimento educativo”, que compartilha experiências inovadoras e difunde informações relevantes e estratégicas para a eficiência na gestão pública educacional.