Semana da Educação alerta para futuro preocupante sem educação de qualidade para todos

25 de abril de 2018
Se confirmadas as tendências observadas nos dados educacionais dos últimos, em 2030, 44% das crianças sairiam do 3° ano do Ensino Fundamental sem estarem alfabetizadas.

Se o Brasil fosse hoje uma escola com 100 crianças no 1° ano do Ensino Fundamental, em 2020 apenas 48 delas sairiam alfabetizadas do 3° ano dessa etapa, sendo que somente 30 chegariam, em 2029, ao final Ensino Médio com conhecimento básico em língua portuguesa e duas em matemática. Embora não seja uma realidade, esse cenário é uma possibilidade caso as tendências observadas nos dados de aprendizagem da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e do Saeb dos últimos anos se confirmem.

Projeções baseadas em dados da Pesquisa nacional por amostra de domicílio (Pnad/IBGE), mostram ainda que 24 dessas 100 crianças podem não completar a Educação Básica até os 19 anos.

No dia 28 de abril, celebra-se o Dia da Educação. No Brasil, temos pouco a comemorar. Embora todos concordem que a Educação é fundamental para o desenvolvimento do País, na prática, ela ainda não é prioridade. Basta olharmos para os dados: 2,5 milhões de crianças e jovens estão fora da escola; 54,7% dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental não estão alfabetizados em leitura; apenas 7,3% dos que chegam ao 3º ano do Ensino Médio têm conhecimento esperado em Matemática e 27,5%, em língua portuguesa, sendo que 41,5% dos jovens não conseguem concluir essa etapa até os 19 anos.

Embora apontem para a universalização da matrícula na faixa etária de 4 a 17 anos, as projeções indicam que a crise de aprendizagem pode se aprofundar. “Se não revertermos as quedas e acelerarmos o ritmo de melhora da Educação, continuaremos a ter uma população que sofre com a desigualdade, com a falta de aprendizagem e de oportunidades para se desenvolver individualmente e como sociedade. A Educação sozinha não pode resolver todas essas questões, mas é a única política que pode formar uma Nação mais desenvolvida, mais justa, mais pacífica. É urgente que a sociedade coloque a Educação como pauta prioritária e propostas concretas - e esse ano eleitoral é um momento crucial para isso”, diz Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação.

A SEMANA DA EDUCAÇÃO

Para que o cenário atual não se concretize em um futuro ainda mais preocupante, é fundamental que a sociedade priorize a Educação. Com o mote #EducaçãoJá, o Todos Pela Educação promove entre 23 e 29 de abril, uma série de ações com o objetivo fomentar um debate que perdure pelo período eleitoral ampliando e aprofundando as discussões entre os candidatos e a sociedade sobre as propostas para a Educação.

As ações da Semana da Educação começam com a inserção do tema no painel da Times Square (Nova Iorque/EUA), dando visibilidade internacional ao assunto, e seguem no aeroporto de Brasília com a entrega de folhetos em um quiosque com o tema “Embarque para o Brasil de 2030”. A ideia é propor uma reflexão sobre a perspectiva das nossas crianças para o futuro e como cada um pode apoiar a Educação na prática.

Ainda no aeroporto, serão veiculados anúncios em diversas mídias espalhadas por áreas comuns e salas vip. No meio digital, a campanha segue de segunda a sábado com peças em diferentes formatos, além de promover ações com influenciadores relevantes.

"Trata-se de uma grande ação de PR que tem como meta criar uma atmosfera que sensibilize a sociedade e a classe política sobre a urgência de priorizarmos a Educação. Pela primeira vez estamos conduzindo uma campanha de fato multidisciplinar, cuja amplitude e alcance não se dariam sem o apoio de diferentes parceiros verdadeiramente engajados com a causa", afirma Rodolfo Araújo, diretor de mobilização do Todos Pela Educação.

O mote da campanha, #EducaçãoJá, foi criado pela agência D4G. A realização fica a cargo da J. Walter Thompson, com parcerias junto à Inframerica, JCDecaux e Gol Linhas Aéreas